Sete etapas para pequenos e médios negócios que precisam seguir para ganhar destaque no mercado.
Sete etapas para pequenos e médios negócios que precisam seguir para ganhar destaque no mercado.
Para pequenos e médios negócios se tornarem mais competitivos e aumentarem suas chances de sucesso, é necessário escolher um nicho de mercado e ser for específico é ainda melhor. Com isso, as chances de aumentar o sucesso cresce drasticamente.
Mas, fazer a segmentação é apenas a primeira parte da criação de uma estratégia com foco em extrair o máximo do potencial do mercado consumidor. Essas sete etapas abaixo indicam o caminho para seguir e ganhar destaque no mercado:⠀
Segmentação baseada nas necessidades: agrupe os clientes de acordo com a semelhança de suas necessidades e nos benefícios que buscam para resolver esses problemas;
Identificação do segmento: para cada segmento baseado nas necessidades, determine características demográficas, psicográficas e comportamento;
Atratividade do segmento: para fazer uma avaliação correta, use critérios como crescimento de mercado, intensidade competitiva e acesso ao mercado para determinar o grau de atratividade;
Posicionamento do segmento: para cada segmento que você escolher atuar, crie uma proposta de valor única e uma estratégia de posicionamento com base nas necessidades de seus clientes;
Estratégia de mix de marketing: expanda a estratégia de posicionamento no mercado consumidor alvo a fim de incluir todos os aspectos do mix de marketing, seja os 4Cs (versão mais atualizada dos 4Ps de Marketing) ou os 7Ps, no caso de Marketing de Serviços;
Faça o planejamento de toda a sua estratégia de Marketing Digital e aposte no Marketing de Conteúdo para divulgar seus produtos e serviços;
Mantenha-se sempre atualizado(a) sobre as tendências do mercado consumidor e acompanhe principalmente as mudanças de comportamento do consumidor, já que essa dinâmica muda continuamente na era digital.