![]()
Quatro dicas de SEO para melhorar posicionamento no Google
Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, métodos e estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca, ou seja, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica. O termo Search Engine Optimization foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes. É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados.
1 – Pesquisa das palavras-chave
A primeira coisa a fazer em SEO é o estudo de palavras-chave. Afinal, para quais termos de pesquisa você deseja ter seu site bem posicionado nas páginas de busca? O segredo está em encontrar palavras-chave com muita demanda e ao mesmo tempo com baixa concorrência. O Google disponibiliza uma ferramenta de palavras-chave na qual você pode fazer a análise Demanda x Concorrência dos termos de pesquisa relacionados ao tema de seu site.
2 – A importância do conteúdo de qualidade em SEO
Agora que você já sabe as palavras que vai trabalhar, então comece a desenvolver o conteúdo de seu site ou blog. Para cada palavra-chave escolhida, crie um artigo separado. É importante que cada artigo refira-se a um tema/palavra-chave.
3 – Densidade das palavras chave
Agora que você já criou um excelente artigo, então está na hora de analisar a densidade da palavra-chave escolhida para o mesmo. Distribua a sua palavra-chave principal ao longo do artigo, dentro de uma densidade ótima (geralmente entre 3% e 5%). Dessa forma, você sinalizará aos mecanismos de busca que aquele artigo específico refere-se àquela palavra. Porém, cuidado!
4 – URL amigável
Os endereços de URL das páginas de seu site devem ser amigáveis, ou seja, conter palavras/frases sugestivas sobre o conteúdo daquela página. Exemplos:
Exemplo de URL não amigável
http://like.net/arquivo.php?id=1&ref=187
O endereço acima não traz nenhuma pista do que você vai encontrar ao clicar no link. Não é, portanto, uma URL amigável.
Exemplo Correto de URL amigável
http://www.likesoftware.com.br/dicas-de-seo-melhora-posicionamento-no-google