6- Muito mais conforto: sair de casa e enfrentar um trânsito caótico é um pesadelo, fator que desanima muitas pessoas de saírem às compras. Tempos atrás, pensar que poderíamos comprar pela internet era muito difícil, mas agora isso é possível e extremamente bom. Poder comprar um produto vendo, lendo e analisando as avaliações/comentários, diretamente do conforto de sua casa é uma tarefa muito mais gratificante que sair para comprar. O conforto não fica só com o consumidor, fica também para quem vende, isso é, o dono (ou qualquer outro colaborador do negócio) que pode controlar e verificar tudo diretamente de casa, ou em qualquer lugar que se tenha acesso à internet.
7- Praticidade: diariamente os lojistas tendem a tomar decisões como: quais produtos deve repor, quais devem ser retirados de venda, quais entram para a venda, entre tantas outras decisões. E possuir um controle preciso de seu negócio é algo muito importante para que essas decisões surtam efeitos positivos. Com um comércio digital é muito fácil ter um controle preciso sobre todas as informações necessárias. Terá um controle de estoque preciso, relatórios dos produtos mais procurados, dos mais vendidos, entre muitos outros dados.
8- O perfil do seu consumidor: essa é uma das maiores vantagens de quem possui o comércio digital. Ao comprar um produto, o seu cliente fará, necessariamente, um cadastro com algumas informações como: nome, endereço, o produto que comprou, entre outras coisas. Com essas informações, quem administrar, poderá saber muito sobre seu cliente e assim estreitar relações (fator de suma importância). Possuir um e-commerce é ter a vantagem de saber: quais produtos são os mais visualizados, como seu cliente chegou, quanto tempo ficou em sua loja, o que buscou e para onde foi. Possuir essas informações é ter a certeza de que você conseguirá alcançar exatamente quem você precisa.
9- Diversos modos: vendo todas essa vantagens que é possuir um negócio online, é plausível ficar com dúvidas, e sabemos que uma delas é: “onde ficará o meu estoque?”. Para responder essa dúvida, podemos fazer de duas formas: o estoque físico e o virtual. O estoque físico é aquele, como se imagina, onde você possui um local que armazena todos os produtos dos quais estão disponibilizados no seu site. Já o estoque virtual é aquele onde você não possui pronto o produto que está no seu site. “Mas como assim não tenho o meu produto pronto?!”, nesse caso (estoque virtual), o produto é anunciado e os detalhes da venda são repassados para o fornecedor, então por meio deste, será feito o produto e o envio diretamente para o seu cliente, sendo o site apenas um meio de comunicação e lucro.
10- Promoções flexíveis: anunciar na internet é muito mais fácil, logo criar campanhas promocionais é também mais fácil. Com poucos cliques e minutos do seu dia você consegue criar regras de descontos, de frete grátis, produtos que em conjunto ganham desconto, entre tantas outras ferramentas. Após fazer a sua promoção, é de imediato que você pode ver se valeu a pena ou não, sendo mais fácil para você administrar suas promoções. Em lojas físicas, você terá de ter um estoque grande para os produtos em promoção, fazer banners, cartazes, adesivos, dentre outros meios de anúncio.
11- De igual com os gigantes: já parou para pensar nisso? Seu comércio de igual para igual com os gigantes do seu ramo? Isso é algo incrível que somente o comércio online permite. Possuindo uma boa plataforma, um atendimento dedicado com seus clientes, produtos de qualidade e organização você conseguirá se sair de igual, ou até melhor que as grandes empresas. Um bom atendimento tem se tornado algo difícil para as grandes empresas por um motivo: elas são muito grandes. Focando nesse ponto tão vital, você conseguirá atrair mais clientes e ficar conhecido no seu meio, tornando-se referência no mercado.
12- O crescimento: uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Forrester Research apontou que até 2021, o número de compradores online chegue aos 67,4 milhões, somente no Brasil. O crescimento médio deste mercado é de 12,4% ao ano, sendo assim, 2021 tem como uma previsão o faturamento de R$ 85 bilhões, apenas em comércio eletrônico. Outra previsão feita pela empresa é de que até 2021, 27 milhões de pessoas realizem a sua primeira compra. Já pensou em ter sua loja aberta para 67 milhões de consumidores?
13- Aumento de vendas: agora, se você procura apenas ampliar o seu negócio para o ramo virtual, essa é para você. Administrar um e-commerce não é uma atividade que nos tira muito tempo, então é claramente possível administrar um e-commerce e sua loja física. Usar sistemas que você tenha controle das vendas tanto quanto nas de balcão quanto nas vendas online será uma grande ajuda. Gastos com burocracia e com outras despesas já se foram, agora é só focar em vendas. Lembra do item 11? Aproveite e faça com que seus clientes se fidelizem e lucre com isso, esquecer disso pode fazer você deixar de ganhar uma boa grana.
14- Sem limites: é horrível comprar em época próxima ao natal, não é? Sempre muita fila, muita demora e às vezes até um péssimo atendimento. Já pensou que não existe nada disso no e-commerce? Vender por um site, não exige filas e nem demora, mas claro, para que não ocorram problemas e dificuldades na compra, é necessário manter um bom servidor e manutenções rápidas. Uma solução fácil para isso é terceirizar: contratar uma empresa especializada e de renome no assunto.