A forma de encontrar novos clientes está mudando a todo instante e vai mudar cada vez mais. O marketing para corretores de consórcio vem evoluindo e, com a pandemia, muitas empresas estão perto de fechar as portas caso não tomem a decisão de criar um novo posicionamento e seguir com novas ferramentas e tecnologias para continuar vendendo.
Sabendo disso, preparei algumas dicas muito importantes para ajudar realmente o segmento de marketing para corretores de consórcio.
Como um corretor de consórcio profissional, você precisa entender que, hoje, um dos primeiros locais onde seus clientes mais estão é na internet. Isso porque as pessoas tem buscado suas futuras residências ou terrenos fazendo pesquisas online, seja pela praticidade ou pelas diversas ofertas disponíveis.
Seu website precisa ser bem desenvolvido com algumas técnicas muito importantes: SEO, Responsivo, Veloz e conteúdos relevantes para converterem usuários em clientes, mas principalmente um simulador real de planos para entregar ao usuário o que ele realmente busca.
São plataformas cujo objetivo é conectar pessoas e compartilhar informações entre elas, tanto de caráter pessoal quanto profissional ou comercial. Investir dinheiro com anúncios para o seu público alvo usando estratégias certas, as chances de alcançar mais clientes e vender aumentam em 100x.
Parece óbvio, mas é ainda mais importante atrair visitantes realmente interessados e qualificados exatamente no produto que você está vendendo. Isso é o que chamamos de “tráfego qualificado“, a pessoa que procura nas ferramentas de busca como Google ou usar a Inteligência Artificial das Redes Sociais para apresentar o seu produto.
O e-mail marketing também se diferencia do spam por permitir ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o e-mail. Isso se chama “opt-out” e de acordo com o Código de Auto-regulamentação para a Prática de E-mail Marketing.
Um bom site de consórcio contempla um esquema de cores coerente que equilibra a identidade visual da empresa e um padrão de tipografia que torna a leitura agradável. Neste contexto, é importante também que o seu site tenha hierarquia clara de conteúdos e em casos de textos grandes, que a página não seja poluída visualmente.
Links e conteúdos tem que estar facilmente acessíveis e claros para o usuário. Tudo o que for link tem que ter cara de link, e indicar que é “clicável”. Sites com muito apelo gráfico, feitos em flash, normalmente possuem muitos links distribuídos no layout, alguns não tão facilmente identificáveis. Apesar de o trabalho ficar muito bacana e interativo, pode não ser tão intuitivo. Assim, teste, teste e teste novamente o seu site com usuários que não participaram do processo de construção para comparar diferentes reações.
A velocidade de um site na internet depende principalmente de cinco fatores: o servidor onde o seu site está armazenado, a velocidade da internet do usuário, a capacidade de processamento do computador utilizado, o navegador escolhido, e, por último, o peso do site em si, imagens, códigos, scripts e etc. Destas variáveis, as únicas que você pode controlar são: o servidor e o peso do seu site, por isso, escolha uma boa empresa de hospedagem e deixe o seu site leve. Evite encher o site com animações, widgets, scripts, plugins, fotos ou ilustrações desnecessárias. Nesse sentido, menos é mais. Se for para encher o seu site com algo, que seja com conteúdos relevantes e de qualidade.
Se você não estiver convencido com essa informação, deixe seu site leve pois as pessoas simplesmente odeiam esperar. O Google tem um contador que indica a taxa de rejeição de sites. Sites que são fechados em menos de 10 segundos (seja porque ele demorou a carregar ou porque a pessoa que entrou simplesmente não gostou do que viu) entram nesta contabilidade e prejudicam o seu desempenho na internet.
Manutenção na internet é investimento e não despesa. Você joga dinheiro fora quando paga para fazer um site e depois deixar ele abandonado na internet. Um site ativo está mais propenso a trazer novos negócios. Entra como parte dos investimentos de comunicação e precisa ter uma estratégia específica de divulgação. Caso contrário, as únicas pessoas que vão entrar no site da sua empresa serão aquelas que o conhecem pessoalmente e pegaram o seu endereço eletrônico no seu cartão de visitas. Até mesmo nesse contexto é importante deixar claro que a manutenção não é apenas focada em conteúdos. Ela é indicada para o site como um todo verificando a existência de links quebrados, problemas de visualização em diferentes navegadores e desenvolvendo novas ferramentas a partir da interação dos internautas.
A base de toda comunicação eficiente é procurar conhecer o cliente, entender as suas necessidades e desejos e fornecer aquilo que ele quer. Para entender essa relação não é necessário ser um “bam bam bam” do marketing. Faça seu site para o seu cliente. No nosso caso, para os clientes do nosso cliente. Que assuntos dentro do seu universo de trabalho os interessa? De que forma eles procuraram por isso na internet? Com quais palavras-chave? Ponha-se no lugar dele e pense em buscas diretas e indiretas para o seu serviço.
Não esconda seu telefone, e-mail, endereço, ferramenta de suporte online ou qualquer outra informação. Pelo contrário, crie formulários ou simuladores para facilitar a sua coleta de dados e indicar pontos que são importantes para a sua empresa em cada contato. A única regra nesse sentido é tentar não pedir informações excessivas pois, a não ser casos de compras online, os internautas não estão dispostos a passar muitas informações pela internet por questões de segurança.
Um bom site tem espaço para que seus clientes participem dando sugestões, criticando, jogando, criando e compartilhando experiências com a sua marca.
Sem trocadilhos, seu site tem que funcionar em todos os navegadores considerados modernos sem apresentar problemas. Independente onde ou quem desenvolveu o seu site, antes de publicar, teste.
Então, o seu site contém esses pontos?
Como vimos no nosso artigo, criar um site é uma etapa muito importante do negócio. Seu ambiente virtual será o coração do seu empreendimento e todo o trabalho deve ter como foco o seu cliente, em gerar uma melhor experiência de usuário. Para isso, ao se perguntar o que um site precisa ter, lembre-se que ele deve servir como fonte de informação, com conteúdos relevantes ao público. Deve também contar com formulários para cadastro e apresentar uma boa usabilidade, sendo um ambiente intuitivo.
É importante que o seu site seja responsivo para não limitar a utilização em dispositivos móveis e sempre pense no design para gerar melhores experiências. Aplique cada ponto que destacamos no seu ambiente e ele trará bons frutos ao seu empreendimento! Se você gostou do nosso artigo sobre o que um site precisa ter?
Seu comentário é muito importante, pois queremos ajudar o maior número de pessoas a venderem ainda mais um produto que ajuda tantas pessoas a realizarem seus sonhos.
Aprimorando Suas Vendas Com a Página Certa
Páginas de vendas oferecem uma oferta de um produto ou serviço. A melhor estratégia que ensinamos para melhorar sua página de vendas é através do Vídeo de Vendas.
Esses vídeos devem possuir conteúdos de alta qualidade, que não estejam diretamente vendendo algo para quem assiste, mas dando informação útil, gerando valor para marca e focando na necessidade e dores do usuário.
Vídeos vão te dar mais credibilidade e mostrarão aos seus futuros clientes que existem pessoas reais por trás do seu negócio. Eles são muito poderosos, e realmente ajudam na tarefa de dobrar suas vendas. Existem vários tipos de vídeos que você pode criar no seu negócio.
Relacione-se Mais. Venda Muito Mais.
Autoresponders são programas que permitem o envio de uma série de e-mails, whatsapp e inbox, configurados para disparar no piloto-automático. Através de uma inteligência artificial serão gerados relacionamentos que “aquecem” os clientes.
Assim, futuros leads que se inscrevem na sua lista de e-mail, formulário ou simulador receberão diversos conteúdos em sequência (já pré programados).
Com isso, você pode enviar as mensagens de marketing certas, nos momentos certos e com as informações certas para aumentar o desejo do cliente em obter seus produtos ou serviços, crescendo ainda mais o seu relacionamento com eles. O que o trará de volta a seu site, rede social, ou até mesmo sua empresa.
O Lugar Onde Estão os Seus Futuros Clientes.
Muitos negócios estão bombando usando as redes sociais. O Instagram e Facebook, além de outras como Linkedin, Youtube e etc. Alguns empreendedores nem criaram sua fanpage ainda, mas investiram muita grana em estrutura e salas comerciais. Esse último é o seu caso? Isso é fácil de resolver. Seguindo as instruções da rede social, em 10 minutos você cria uma fanpage para sua empresa. Mas isso é só o começo, pois o Marketing Digital vai muito além.
Com o Facebook, você pode estar encontrar os compradores para qualquer produto ou serviço, principalmente para pessoas que estão buscando realizar seus sonhos e objetivos de vida. De todas essas ferramentas, o Facebook é a principal opção para você, focando principalmente em dispositivos móveis. Cada dia vejo negócios dobrando e triplicando o faturamento aplicando algumas das minhas estratégias no Facebook.
É Uma Funcionalidade de Várias Mídias, Incluindo o Google e o Facebook. Está é uma ferramenta incrível, já que você consegue monitorar, acompanhar e se beneficiar de forma assertiva nas campanhas de marketing que desenvolver.
Com ela, você coloca um código (script) no seu site que vai permitir mostrar anúncios adicionais para pessoas que já visitaram seu site, ou páginas específicas dele, focando e fortificando ainda mais a sua marca, produto ou serviço.
Assim, se uma pessoa chegar até uma página de compra do seu site e decidir não comprar ou não simular um plano, você poderá ficar tranquilo, este usuário vai receber anúncios específicos para ele.
Agora imagine os que já acessaram e simularam em seu site, eles são possíveis clientes para um fechamento, correto? Bom, tenho certeza que você vai ligar para este usuário, isso se os números forem verdadeiros, mas mesmo que não consiga falar, você consegue direcionar campanhas, imagens, vídeos e textos para acender e estimular ainda mais o interesse pelo seu produto ou serviço. Resumindo, faremos os anúncios seguirem este usuário, aumentando o tempo que ele interage com sua marca e vê seus anúncios. Inclusive este é o momento de criar campanhas com depoimentos e oportunidades.
Ao contrário do que se fala, ainda há muitas pessoas que preferem ler online. E alguns dos seus melhores clientes, às vezes, vão conhecer você primeiro por meio de um artigo escrito por você ou alguém que você designou. É importante que esses conteúdos sejam bem escritos e falem de forma clara o que você deseja passar. Existem muitos locais onde você pode publicar um artigo gratuitamente.
As principais e gratuitas são as próprias Mídias Sociais, LinkedIn, Instagram, Blogs ou até mesmo em seu WebSite, mas é importante analisar a questão de SEO, mas isso veremos em outro momento. Artigos ajudam você a aumentar sua lista de e-mails, que podem te ajudar a vender ainda mais.
“Deixe o cliente ter papel fundamental no seu negócio.”
Como vender para alguém se você não entende as necessidades do seu cliente? É importante que você saiba as suas reais necessidades. Pergunte para ele como é a vida perfeita para ele. A resposta do seu cliente poderá surpreendê-lo e mudar a sua forma de vender.
Abaixo vou deixar algumas perguntas que você poderá fazer a seus clientes. A meta é coletar ideias para melhorar seus produtos ou serviços e principalmente a sua abordagem na hora da venda. Com as perguntas certas, você saberá quais as razões que levam as pessoas a comprar de você e mudar o jogo ao seu favor. E o que você pode fazer para melhorar seu processo de vendas?
Existem dois tipos de enquetes:
Online: existem ferramentas gratuitas e pagas que você pode usar no seu seu site para coletar informações das pessoas mas recomendo as profissionais se desejar escalar suas vendas.
Offline: Perguntas que você pode preparar para usar antes e/ou depois das vendas.
As enquetes são uma ferramenta muito importante para aumentar suas vendas e possíveis investimentos com maior qualidade e duração em seu negócio.
Perguntas: Essas perguntas devem ser discretas, pois elas irão influenciar e ajudar a identificar seus futuros clientes. Isso fará com que você entenda como seu concorrente convence seu cliente a comprar dele. Isso fará a diferença em uma negociação.
“Lei poderosa da psicologia de vendas.”
Chama-se Lei da Reciprocidade. Ela acontece quando nós seres humanos respondemos uma ação positiva com outra ação positiva. Ou seja, em geral, pessoas sentem-se obrigadas a dar algo em troca, quando recebem favores, presentes, convites, amostras, materiais, informações que possam ajudar a sua vida ser ainda melhor.
Então, quando recebemos uma amostra gratuita, muitas vezes acabamos comprando produtos ou serviços. Esta ferramenta é extremamente forte e funciona tão bem que muitos estudos mostram que amostras tem o poder de aumentar as vendas de um produto em até 3.000%.
Exemplos: Ajudar com orientação de créditos, bancos e financiamentos. Apresentar a realidade dos juros e taxas obscuras dos bancos.
“Você pode vender muito, com somente um depoimento.”
Tanto em vídeo, quanto em texto, os depoimentos servem para mostrar aos futuros clientes que pessoas já compraram seus produtos ou serviços, já testaram e estão tendo resultados com ele, mesmo que negativo, é importante você responder e mostrar que se preocupou com ele e lógico, solucionou o seu problema. Esta é uma prova social muito forte, é uma das melhores formas de ter pessoas investindo tempo no seu negócio, e tempo é dinheiro sim.
“Gere escassez e venda ainda mais.”
Em vez de dar a chance de comprar em qualquer momento, você permite que seus clientes possam comprar somente durante oportunidades específicas que você poderá organizar. Como um número limitado de vagas ou período específico. Existem vários estudos sobre a psicologia de listas e filas de espera, eles permitem que as pessoas invistam mais tempo no seu processo de persuasão, e faça você vender mais porque os clientes terão medo de perder as oportunidades no futuro.
É importante ressaltar que esta ação precisa ser verdadeira e real. Não adianta você mentir ou omitir, pois a verdade sempre vem à tona.
“O melhor tipo de cliente que você pode querer é atraído pela emoção”
As pessoas têm sede por informação e histórias, prova disso é bilhões de investimentos em filmes e séries. Então é importante seu cliente saber sobre a sua história, muita vezes o cliente se conecta e se identifica com ela.
Você pode compartilhar histórias emocionantes e relevantes por e-mail, vídeo, artigo, etc. Mas lembre-se, devem ser verdadeiras e demonstrar o quanto você aprender com os seus erros e agora quer compartilhar.
Você pode compartilhar histórias emocionantes e relevantes por e-mail, vídeo, artigo, etc. Mas lembre-se, devem ser verdadeiras e demonstrar o quanto você aprender com os seus erros e agora quer compartilhar.
Todo mundo gosta de ler e ouvir histórias, e com narrativas emocionalmente relevantes, você estará agradando as pessoas e mostrando como seu produto ou serviço pode ser a razão de sucesso de muitas pessoas.
Muitas pessoas quando começam assistir um filme ruim, acabam assistindo até o fim para ver o que vai acontecer no final. Neste caso, o final do filme pode decepcionar ou surpreender.
“Sempre que tiver uma novidade, conte aos clientes.”
Com uma notícia especial, você informa seus futuros clientes que, por exemplo vai abrir um novo plano exclusivo, ou abrir uma nova loja (filial), ou lançar um novo produto/serviço, ou palestrar em um evento. Tudo o que achar que seu cliente pode se interessar, comunique a ele. Lembre-se, ele é o coração do seu negócio.
Essas ferramentas vão ajudar você a monitorar seu site, encontrar novos clientes, agilizar suas vendas e tornar seu dia dia mais organizado e rápido.
O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi pensado com o proprietário de pequenas empresas em mente. Com esse aplicativo, as empresas podem interagir facilmente com clientes, usando ferramentas para automatizar, organizar e responder rapidamente a mensagens.
Bom, como lá no início do vídeo eu prometi, estou disponibilizando um e-book gratuito com mais ferramentas para ajudar você a vender ainda mais. São estratégias que vão ajudar você e entender ainda mais seu cliente e vender pelo menos 30% mais.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |