Loja Virtual em Dois Irmãos
Muitas pessoas tiveram a ideia de vender pela internet seguindo a onda em que muita gente está ganhando dinheiro vendendo todo tipo de produto e serviço, online. Geralmente já tem um produto e já quer começar uma loja virtual. Outras pessoas já pensaram na possibilidade de largar o emprego para deixar de depender da paciência para aturar os chefes e ainda por saber que, por mais que trabalhe, quem está ganhando dinheiro na verdade é o seu patrão. Não apenas para mudar de emprego, mas para se tornar um empreendedor. Com isso, a Like Agência Digital, localizada na Rua 21 de Abril, 74, sala 202 e 203, Centro de Dois Irmãos, Rio grande do Sul, vem desenvolvendo diversos projetos, atendendo e fornecendo toda tecnologia e estratégia necessária para se iniciar.
Abaixo desenvolvemos nove dicas de como começar bem a vender pela internet. Há pouco tempo atrás, com o surgimento do comércio eletrônico, todo o seu potencial e principalmente pelos benefícios que ele trás – como um investimento mais baixo do que num empreendimento tradicional, os aspirantes a empreendedores viram no comércio eletrônico uma maneira de satisfazer esse seu desejo. Nessa situação, a primeira ideia é abrir um site para vender alguns produtos. E logo se depara com uma série de questões que nunca havia passado pela cabeça até ver que não está conseguindo vender nada ou que não está sendo suficiente para a sua sobrevivência.
Para evitar que isto aconteça, elaborei 9 dicas de como começar bem a vender pela internet:
Dica 1:
Entenda que por trás de tudo você tem um negócio
A primeira dica é interiorizar a ideia de que você terá um negócio e não simplesmente um site que expõe seus produtos para venda. O comércio eletrônico atual no Brasil já não dá espaços para atitudes amadoras. Portanto, antes de tudo, seja profissional ou contrate uma agência com profissionais qualificados para lhe fornecer o suporte necessário. Tome atitudes empreendedoras e dedique-se.
Dica 2:
Elabore um plano de negócios
Você já sabe que vai ter, por trás de tudo, um negócio, e para reduzir as chances de fracassos e testar a viabilidade da sua ideia, é fundamental a elaboração de um bom plano de negócios. Através dele, você vai criar a identidade de seu negócio e marca, vai poder analisar o mercado envolvendo os seus clientes, fornecedores e concorrentes, vai elaborar sua estratégia e tática de marketing, dispôr de forma organizada seu cronograma de ações e realizar seu planejamento financeiro.
Dica 3:
Escolha um nicho, mas que seja algo que você conheça muito bem
Concorrer com grande empresas do país é quase como dar um tiro no pé. Então o melhor é escolher um segmento específico para atuar, e melhor ainda, que você tenha conhecimentos sobre o tipo de produto que deseja vender. Se você tiver paixão por aquilo, você vai se sentir mais motivado e vai entender melhor seus consumidores. Isso é muito importante. Nunca pense que sabe tudo sobre o seu consumidor só porque você também é consumidor de seus produtos. Faça pesquisas regularmente, principalmente quando for criar o conceito de sua loja virtual e ao lançar novos produtos.
Dica 4:
Capacite-se, informe-se e faça networking
Tendo a noção de que você tem um negócio, é preciso agir como um empreendedor. Faça cursos, se informe o máximo que puder sobre o tema, vá a encontros e eventos relacionados e converse com as pessoas que já estão atuando.
Dica 5:
Cause um impacto positivo no visitante
Depois que seu negócio virtual estiver planejado, você será capaz de identificar a plataforma de comércio eletrônico que melhor atende às suas necessidades. Então, é trabalhar para que sua loja virtual transmita segurança e faça do seu visitante, um cliente.
Dica 6:
Capriche na usabilidade de sua loja
As páginas devem apresentar de forma clara e objetiva os seus produtos, com imagens de qualidade e suas respectivas descrições. Torne ela amigável para que os produtos sejam facilmente encontrados. Uma maneira de fazer isso é criando categorias.
Dica 7:
Facilite o atendimento
Disponibilize chats, e-mails e telefones nas páginas para tirar qualquer dúvida de seus clientes. Isto pode ser um diferencial da sua loja, que refletirá em vendas e um melhor relacionamento, gerando uma relação de confiança.
Dica 8:
Seja verdadeiro
Nunca prometa algo que não possa cumprir. O prazo de entrega precisa ser real e não caia no erro de prometer um prazo curto para atrair o cliente. O ideal é que informe prazos mais longos. Isso evita reclamações, mas também pode deixá-lo contente se receber o produto antes do esperado. O mesmo vale para as promessas de frete grátis e descontos. Se prometeu, cumpra.
Dica 9:
Mantenha sempre um bom relacionamento com o cliente
O consumidor geralmente não compra na primeira visita e a taxa de conversão para novos visitantes gira em torno de 3%. A recompra é responsável pela grande maioria do volume das vendas de vários lojistas virtuais. A taxa de conversão média, através de uma comunicação por e-mail, ultrapassa os 14% em certos casos. Então, valorize as pessoas que já compraram na sua loja e estreite relações.
Estas foram algumas dicas para que você começar com o pé direito suas vendas pela internel. Tenha sempre em mente estas informações e volte aqui sempre que achar necessário. Novos posts como este serão publicados regulamente. Escreva-se na nossa newsletter. Deixe também sua opinião ou apresente suas dúvidas nos comentários abaixo.