Como aplicar o Marketing 4.0 no seu negócio?
1- Experiência multicanal: As pessoas mantêm perfis digitais em diferentes plataformas e buscam por soluções em todas elas. Por isso, é extremamente importante construir um perfil para sua empresa em diversos canais, especialmente, nos mais acessados no mundo. Os seus avatares devem conectar a empresa e os produtos de forma rápida e fácil, com conteúdos interessantes e explicativos. É a experiência multicanal. No entanto, é importante descobrir as plataformas em que o seu público principal prefere, e investir nelas, levando em conta as características de cada uma, adequando o conteúdo para aproveitar o potencial de cada uma.
2- Encante as pessoas entregando sempre mais: este talvez seja um dos principais tópicos. Investindo em um marketing voltado para a experiência do usuário, onde todas as ferramentas interagem para criar uma experiência única, o consumidor irá se tornar muito mais que um cliente, mas um defensor da marca. Para criar esse momento único é preciso ir além de um bom atendimento, um bom serviço ou produto, é preciso superar as expectativas e realmente envolver o consumidor em uma experiência superior agregando significado para ele. Ao oferecer uma experiência única, a marca conquista os clientes a ponto deles se tornarem divulgadores naturais da marca.
3- Monitoramento de desempenho e resultados. O Marketing 4.0 trouxe às empresas a necessidade de acompanharem de perto os resultados das suas campanhas na internet, por meio de métricas que informam a eficiência dessas ações. Índices como o ROI - retorno sobre o investimento, devem ser acompanhados para que você possa analisar, criar/alterar estratégias para obter resultados melhores.
4- Trabalhe com personas. Outra necessidade do Marketing 4.0 é a criação de personas, personagem fictício que contém as principais características sócio demográficas e comportamentais das pessoas que você deseja atingir. Este item é importante para que sua empresa consiga se comunicar de forma mais eficiente com o público, aumentando as chances de se conectar emocionalmente. Para isso, é necessário dominar algumas ferramentas específicas de segmentação de público, presentes no Google e Facebook.
5- Use a nova tecnologia. Existem grandes volumes de dados de como as pessoas agem e se comportam na internet. Esses dados podem ser coletados e analisados para identificar padrões comportamentais dos seus avatares, clientes potenciais, concorrentes e mercado. Com isso, você poderá criar novas estratégias de comunicação que sejam mais eficientes, aumentando seus resultados. Existem diversas ferramentas que realizam essas análises, algumas bem conhecidas como o Google Analytics e Facebook Insights.
6- Faça Marketing de conteúdo. Este item tem como principal objetivo a produção e compartilhamento de conteúdo de qualidade, que agregue valor às pessoas, despertando a atenção e o desejo a ponto de transformá-los em clientes. Para que isso aconteça, você precisa entender quais são as dúvidas, dores e medos da sua persona para então oferecer uma solução. Através da consistência na produção desse conteúdo, você irá construir autoridade no seu segmento, conquistando mais seguidores. Com o amadurecimento dessa relação, você conquistará a confiança do seu avatar e convertê-lo em vendas, além de fidelizá-lo.