![]()
As três mudanças que fizeram surgir o Marketing 4.0
Agora, estamos caminhando para o Marketing 4.0, onde a inclusão de novas tecnologias e o uso da internet estão moldando nossos comportamentos e afetando todos os setores da sociedade. Podemos caracterizá-lo como um aprofundamento do Marketing 3.0, ainda mais centrado no cliente. Existem três mudanças importantes que marcam a transição para o Marketing 4.0:
1- O google se consolidou como mecanismo de busca na internet mundial, mudando para sempre a maneira das pessoas buscarem informações, produtos e serviços. Ter um site que apareça na primeira página de busca pode ser um fator determinante do consumidor ao adquirir seu produto ou do concorrente, que vai muito além do seu “concorrente de porta”. Para conquistar este posicionamento, o Google está cada vez mais “exigente”, buscando mostrar os resultados mais relevantes para as buscas, por isso é preciso entender o que os consumidores buscam na internet, suas dúvidas, dores e problemas. A partir disso, investir em um site responsivo e com materiais de qualidade, passam a ser um grande diferencial.
2- Com o uso das tecnologias, as pessoas são estimuladas o tempo todo ao consumo de mercadorias e produtos, por isso é cada vez mais difícil manter a atenção delas para convertê-las em clientes. Estabelecer um diálogo e fidelizar a nova geração é um grande desafio que cresce a cada dia mais. Os antigos meios de comunicação, como jornal, televisão e rádio, já não atingem mais grande parte dos consumidores, sendo assim, cabe as empresas se adaptar e criar estratégias eficazes. Diante disso, as redes sociais são os novos canais de comunicação em massa, principalmente entre o público jovem, com a viralização de vídeos, ações e o surgimento dos “digital influencers”. Por estes motivos, sua empresa deve estar atenta, ser clara no seu propósito e estar atualizada em tempo real diariamente, pois esta está sendo avaliada e observada o tempo todo.
3- A internet também possibilitou uma grande revolução no setor de prestação de serviços, em que surgiram empresas e aplicativos que oferecem inúmeros serviços em tempo real para qualquer necessidade dos consumidores. É a era da prestação de serviços inovadores, compartilhados e colaborativos, criados por startups, que estão revolucionando os segmentos tradicionais do mercado. Podemos citar alguns exemplos, como a Netflix, Uber, Spotify, Amazon e Airbnb.